terça-feira, 15 de março de 2011

Apartir de Domingo dia 20/03/2011 as 09:00 será dado inicio ao processo de formação de base. Para posse e convidados que acontecerá na avenida ministro albuquerque lima nº 777 pauta da formação o "Manifesto Comunista"Capa da primeira edição do
Manifesto Comunista, publicado em 1848


Karl Marx dispensa apresentações. Um dos intelectuais mais infleuntes do século XIX, suas obras são estudadas até hoje por diversas áreas – sociologia, economia, história, só para citar algumas. E ele escreveu em uma época sem precedentes, quando a revolução industrial irrompia na Europa. As máquinas, que não reclamam do trabalho e nem precisam ser alimentadas, começaram a tomar o lugar da mão de obra. As condições de vida dos proletários despencaram, e a distância entre as classes trabalhadoras e burguesas só aumentou. Marx, sendo um bom observador da sociedade, projeta para trás esse contexto, estabelecendo a relação entre opressores e oprimidos, a luta de classes, como o motor da história.
Em seu escrito mais famoso, O Manifesto Comunista, Marx afirma que toda a história conhecida até aquele momento não era a verdadeira história. Não porque ela seja interpretativa ou ideológica. Mas porque o homem não havia se dado conta que é o seu protagonista. Assim, todas as fases de exploração que ocorreram antes do sistema capitalista se implementar seriam uma espécie de pré-história. Na verdade, os diferentes modos de produção se sucederiam numa linha progressiva: asiático, escravagista, feudal, capitalista e por fim comunista. Este último estágio seria também o fim da história, a realização derradeira que unificará a raça humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário